A sociedade está perdendo o medo da compra via web, preferindo o conforto, segurança e variedade de produtos nas vendas online, assim o comércio virtual vem crescendo constantemente nos últimos anos. Não é à toa que as marcas vêm apostando nesse meio, buscando reconhecimento, consideração e exclusividade, que geram a compra e a fidelização de seus clientes.
Veja agora 10 dicas que podem trazer melhorias para suas vendas na web:
Muitos consumidores online tem tempo de buscar produtos similares em lojas diferentes, então sua loja precisa ter um diferencial que faça o cliente optar por ela. Seja a qualidade de seu produto aliado ao preço que “cabe no bolso”, ou sua variedade. Faça um bom planejamento sobre suas personas e segmente seu público-alvo!
Ninguém gosta quando sua encomenda chega e… tem algo errado! Seja uma peça de roupas que não serviu ou um objeto que não veio conforme o esperado. A troca daquele produto implica em uma série de coisas que o seu consumidor não gostaria de resolver, pois saíram da expectativa dele. Portanto facilite sua troca e devolução, deixando sempre muito claro qual o “próximo passo” de uma troca ou devolução. Isso fará com que você ainda tenha a oportunidade de fidelizar aquele cliente que não teve uma primeira experiência legal.
Para diminuir trocas e devoluções, você pode focar em ser mais assertivo, dando todas as informações possíveis para o seu cliente sobre o seus produtos. Por exemplo, uma loja virtual que comercializa roupas, pode disponibilizar sua tabela de medidas de forma dinâmica, para que o cliente ao realizar uma compra saiba qual sua medida de acordo com o padrão de medidas daquela loja. E quem sabe, até ter acesso às roupas disponíveis em seu tamanho.Procure também ser assertivo em sua abordagem, como disparar os e-mails marketing de acordo com o perfil do cliente.
Para o brasileiro, o visual de um site de compras online ou aplicativo faz toda a diferença! Tenha um visual clean e de fácil acesso, melhorando a experiência do usuário. As fotos de seus produtos também farão toda a diferença. Busque exibir, além das imagens do produto e seus detalhes, imagens humanizadas, mostrando ao usuário um sentimento relacionado à utilização daquele produto.
Busque dar ao consumidor diferentes opções de pagamentos, sendo estratégico de acordo com o perfil do seu público, e o que você espera do seu negócio. Melhorando a usabilidade do seu negócio, o cliente está propenso às compras, afinal de contas chegou até o seu “carrinho”. Quanto mais fácil for a usabilidade de seu site na hora do pagamento, maior a conversão em compras!
Cause encantamento em seu cliente! Busque não apenas a venda, mas a fidelização do seu público. Isso irá te gerar não só o retorno daquele cliente, mas também suas indicações! Os consumidores buscam além do seu produto, a experiência da sua marca. Portanto quanto mais humanizado e pessoal for seu atendimento, maior a chance do seu cliente ter uma boa experiência.
Nada nunca está tão bom, que não possa ser melhorar! Através de números você poderá detectar onde estão seus problemas, e assim buscar uma maneira de resolvê-los. Atenção aos KPIs (Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Performance) e procure utilizá-los da forma correta. Saiba se suas estratégias estão te trazendo bons resultados, construindo métricas relevantes para o seu negócio.
Muitas vezes seu lead não está preparado para se tornar um cliente, mas pode continuar sendo alimentado por seu conteúdo, sendo tratado com “exclusividade”, até que amadurecendo, chegue em seu momento de compra.Seus leads são muito importantes, afinal de contas podem ser seus futuros clientes! Como já foi dito na dica 6, o cliente está em busca de experiências!
Possuir selos e certificações de segurança, podem ser um fator de decisão para o seu cliente na hora da compra. Links de redes sociais, telefones e (no caso de lojas físicas) endereços podem fazer com que esse novo consumidor tenha certeza de que sua loja existe, e ele pode comprar lá que em alguns dias seu produto chegará em sua residência.
O m-commerce (vendas online feitas pelo mobile) cresce 300% mais rápido do que o e-commerce, segundo estudo realizado pela Coupofy, que também sugere que as compras por dispositivos móveis irão crescer 42%, enquanto o comércio eletrônico tradicional tende a apresentar crescimento de 13% até o próximo ano.Atenção a essa tendência! Realize suas vendas online sempre pensando em como ela será aplicada nos dispositivos móveis!
Não existe fórmula mágica, mas existem pontos relevantes que vão ajudar sua loja virtual a fazer maiores conversões de vendas! Encontre meios que se adequem às suas necessidades, e mãos à obra!
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