O Safari, navegador da Apple, recuperou o segundo lugar no ranking dos navegadores de desktop mais populares do mundo, ultrapassando o Microsoft Edge. Ainda assim, o Google Chrome se mantém como o navegador mais utilizado, com 66,13% de participação de mercado.
Fonte: StatCounter
A seguir, analisamos os motivos por trás dessa mudança no ranking e as possíveis melhorias que podemos esperar no futuro.
Até então os bons números do Safari eram muito ligados ao fato de que todo iPhone vem com ele instalado como principal navegador por padrão. Isso com certeza também ajudou a alavancar o crescimento da fatia de usuários do navegador no desktop.
A Apple tem investido em melhorias no Safari e em seu sistema operacional, o macOS Ventura. Algumas das atualizações notáveis incluem:
Esses recursos proporcionam uma experiência de usuário mais agradável e eficiente, contribuindo para o aumento na popularidade do navegador.
Apesar das melhorias, o Safari ainda enfrenta alguns desafios em relação à adoção de padrões da web mais recentes. Isso faz com que muitos usuários prefiram navegadores alternativos, como o Chrome e o Edge.
A Microsoft, por exemplo, tem investido em recursos baseados em Inteligência Artificial para o Edge, integrando-o com o Bing Search, ChatGPT e o gerador de imagens DALL∙E. Isso atrai mais usuários e mantém a disputa acirrada com o Safari.
A Apple deve anunciar atualizações significativas para o Safari durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) em junho de 2023. Essas atualizações podem incluir suporte a padrões da web mais recentes, melhorias na velocidade e na segurança, e integração com outros serviços e dispositivos da Apple.
Já a Microsoft está atualizando o Edge constantemente, principalmente com recursos de I.A. que mencionamos mais acima. Se o Google não correr atrás para lançar novidades para o Chrome, a tendência é que ele perca mais usuários que serão atraídos pela concorrência.
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