Antigamente o marketing era bem diferente, de anúncios impressos saltamos para verdadeiras experiências multimídia, trazendo muito mais dados e canais para monitorar, aumentando também a chance de problemas. Sendo assim, separamos os 5 motivos mais comuns do porque do marketing da sua empresa pode estar falhando e não gerando os resultados que deveria.
Pode parecer fácil ir direto para a criação da campanha, mas fazê-lo sem ter antes um panorama completo de onde você está e onde quer chegar é um erro gigantesco. Um briefing bem executado evita esta situação e ajuda a alinhar as ideias entre todos da equipe.
Um bom briefing deve conter:
Para garantir que estas informações não se percam ou sejam esquecidas durante a criação da campanha, é importante ter acesso fácil ao briefing e fazer revisões para acompanhar o andamento e ter certeza que todos estão se entendendo e o resultado está condizente com o esperado.
Em uma campanha de marketing os prazos das tarefas costumam se encadear, desta maneira se um elo deste encadeamento se quebra, ameaça a consistência de todo o trabalho. Usar um sistema de controle de tarefas ajuda a equipe a se organizar e não perder prazos no caminho de uma campanha de sucesso.
Um cronograma deve sempre considerar que:
Pra que fazer uma reunião ou até telefonar pra alguém pra repassar o mesmo conteúdo que poderia ser ou até já foi enviado por e-mail? Reuniões demais, sem necessidade ou improdutivas só irão roubar o bem mais precioso da equipe, o tempo! Existem assuntos e decisões que podem ser tratados de maneira mais prática pessoalmente, mas te garanto que estes casos são uma pequena parcela de tudo que envolve uma campanha de marketing.
Use e abuse da tecnologia para deixar todos atualizados, sem reuniões inúteis:
Este item poderia estar dentro do tópico sobre cronograma, mas é tão importante que resolvi dedicar um bloco só para ele. Não são poucas as vezes que presencio problemas em campanhas devido a atenção exagerada a detalhes que na maioria das vezes não faz diferença alguma no resultado final. Pode ser uma cor de fundo, um tipo de letra ou uma foto de um anúncio, lembre-se que se você tem boas opções que já atendem ao objetivo da campanha, escolher a opção X ou Y pode significar absolutamente nada no resultado da campanha.
Para não cair nesta cilada:
Legal, a campanha está no ar e bombando! Parabéns… só faltou testar aquele link no e-mail marketing e o número de telefone naquela landing page! Evite o desastre e sofrimento testando tudo antes e corrigindo qualquer detalhe que pode ter passado despercebido.
Dicas para controle de qualidade e pós-lançamento:
Toda campanha, seja com bons resultados ou não, merece ser comemorada! Se as coisas não deram tão certo quanto você desejava, avalie o que poderia ter feito diferente e não cometa os mesmos erros novamente. O aprendizado sempre vai existir, saiba reconhecê-lo e se torne melhor nisso a cada campanha entregue.
Dicas finais:
As melhores campanhas são as que conseguem envolver seu público alvo e transmitir a mensagem de maneira efetiva e criativa. Espero que com estas dicas suas campanhas sejam cada vez melhores.
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