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Como criar uma pesquisa de satisfação em 3 passos

Descobra como criar uma pesquisa de satisfação, sua importância e como obter os melhores resultados para a sua empresa.
Publicado em
Por Agência WX
Como criar uma pesquisa de satisfação

Saber a opinião dos seus consumidores é uma das principais ferramentas para poder melhorar o seu negócio e oferecer melhores produtos e serviços. Para te ajudar nessa missão, vamos te mostrar como criar uma pesquisa de satisfação em 3 passos. Você vai descobrir a importância dela e como extrair os melhores resultados para a sua empresa.

Para que serve uma pesquisa de satisfação?

Reter um cliente é um enorme desafio para qualquer um, ainda mais com a concorrência cada vez mais preparada e feroz. Para manter o seu consumidor perto é preciso conhecê-lo, mantendo um relacionamento mais próximo e demonstrando interesse no que ele pensa e deseja.

A pesquisa de satisfação em 3 passos é perfeita para isso, pois responde às suas principais perguntas e entrega informações valiosas para a sua empresa. Mas para isso é necessário realizar um questionário inteligente e que não abuse da boa vontade do consumidor.

Uma boa pesquisa não acaba quando ela é respondida, ao contrário do que muitos pensam. É a partir deste momento que começa a análise dos dados apresentados, que serão usados para a tomada de decisões importantes na gestão da sua empresa.

Assim como um plano de negócios, fazer uma pesquisa de satisfação entrega uma boa base de informações para o gestor. Independente da função dentro da companhia, essa ferramenta pode ser útil para vários departamentos, muito além do marketing ou vendas.

Então vamos lá! Bora criar uma pesquisa de satisfação.

Montar o questionário por e-mail

Distribuir uma pesquisa pela internet é definitivamente a melhor opção existente para qualquer um. São diversas as razões, mas o custo, a praticidade e a segurança são os principais fatores que tornam a web o melhor caminho de distribuição.

Para ter uma lista de envio de e-mails é necessário ter um bom CRM ou qualquer forma de armazenamento de informações dos seus clientes. Esses softwares são a base do relacionamento com o consumidor de várias companhias, e possuem dados extremamente valiosos.

Com os e-mails dos clientes em mãos, é hora de elaborar o questionário. Existem diversos modelos prontos na internet, mas mesmo assim é possível criar o seu próprio. Lembre-se apenas que algumas boas práticas deve ser consideradas. Confira:

Como criar uma pesquisa de satisfação por e-mail

Não exagere nas perguntas: evite longos questionários, para não cansar o seu clientes. Boas pesquisas não possuem tantas questões, contanto que elas seja bem formuladas

Seja direto: use perguntas que possam ser respondidas por notas (0 a 10, por exemplo) ou em poucas palavras. Nada de questões muito abertas ou que não sejam claras para quem está respondendo. Com esse método, é possível descobrir quais são seus clientes mais satisfeitos e os insatisfeitos usando poucas, porém poderosas, perguntas.

Deixe sua marca, mas não exagere: um erro que algumas empresas cometem é de enfeitar demais a pesquisa de satisfação. Seu cliente já viu a logo e reconheceu o remetente, portanto não precisa colocar distrações entre as perguntas. Nada de poluição visual, seja simples e irá agradar quem está respondendo.

Pode lembrar: não recebeu tantas respostas quanto imaginava? Envie lembretes avisando que a pesquisa ainda pode ser respondida. Muitas vezes recebemos e-mails e esquecemos de responder, então não deixe isso acontecer com a sua pesquisa e dê um toque lembrando o seu cliente.

Plano de ação pós resultados

Após criar uma pesquisa de satisfação, obter várias respostas, agora é a hora de usar essas informações coletadas. O primeiro passo é compartilhar os resultados, seja com seus colegas, acionistas ou clientes.

Devemos ter em mente que nem sempre o que descobrimos era aquilo que esperávamos. Por diversas razões, uma pesquisa de satisfação pode mostrar uma realidade diferente do que a empresa imaginava, e isso nem sempre será para melhor. Em situações como essa, encare como uma oportunidade de mudança, com a vantagem que você já sabe o que seus clientes pensam e tem um caminho para melhorar.

Se tudo foi como o esperado, ou até melhor, não ache que o jogo está ganho. Aproveite o bom momento para propor novas ações, conquistar mais clientes e mudar a opinião da parcela de consumidores que não está tão satisfeita.

Quando se decide criar uma pesquisa de satisfação, você deve usar o resultado dela para guiar a sua empresa na tomada de decisões para o futuro. Seja a curto, médio ou longo prazo, as informações obtidas com os clientes servirão como base para o que será feito na empresa. Isso vale tanto para quando as informações forem positivas ou negativas.

Objetivo da pesquisa de satisfação

Elaborar este questionário é muito mais do que apenas saber se o seu cliente está gostando do seu produto ou serviço. Ele serve para validar as ações feitas, verificar se o que está sendo praticado é bem visto pelo consumidor e também indicar o que deve ou não ser feito nos próximos meses.

Uma pesquisa de satisfação deve ter em mente os objetivos claros que pretendem ser alcançados. Seja saber mais sobre um produto, atendimento, localização da loja ou qualquer outro tópico. Sem isso definido você desperdiça uma chance de conhecer mais seus clientes e também acaba perdendo tempo e dinheiro, algo que nenhuma empresa pode pensar em fazer.

Uma pesquisa de satisfação bem feita traz enormes resultados para uma empresa, mas para isso é preciso seguir as nossas dicas. Elas são simples e vão facilitar muito na hora de você produzir, enviar e analisar o seu questionário.

Essa ferramenta é indicada para todos os segmentos e portes de empresas, pois tem um custo baixo e atende às necessidades de qualquer negócio. Se você ainda não fez, deveria considerar produzir uma pesquisa de satisfação e conferir as informações obtidas.

Além disso, como vimos, ela é fácil de fazer e pode ser criada até mesmo por quem não possui experiência no assunto. Então, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a criar uma pesquisa de satisfação!

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