BLOG

Dominando o Google: os segredos de SEO do maior blog de marketing digital do país, com Vitor Peçanha

Publicado em
Por Agência WX
vitor-pecanha-rd-on-the-road-curitiba-2018

A quarta palestra do RD On The Road Curitiba 2018 foi com o palestrante veterano Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content. Falando sobre conteúdo, sob o título de “Dominando o Google: os segredos de SEO do maior blog de marketing digital do país”, ele apresentou as estratégias utilizadas pela empresa dele para conseguir resultados admiráveis.

Estar em primeiro lugar no Google é muito difícil – e é ainda mais difícil se manter lá. De acordo com Peçanha, um ótimo profissional de SEO precisa ter 4 qualidades:

Telepata Sedutor Encantador Bom de briga

TELEPATA

O primeiro passo é se perguntar: para quem estou fazendo o meu conteúdo? Algumas pessoas costumam escrever o texto que mais agrada a elas, sem nem saber se vai agradar ao público que está lendo o material. Você pode evitar essa situação ao seguir as dicas abaixo:

  • Utilize palavras-chave que tenham relevância, volume de pesquisa e sejam alinhadas com o momento da jornada do cliente. De preferência, que não sejam palavras datadas;
  • Estruture a palavra-chave dentro do seu texto, de maneira a abordar todos os aspectos interessantes sobre o assunto;
  • Utilize características na abordagem que sejam adequadas ao resultado que o público deseja obter (Ex: Mais rápido, completo, definitivo).

SEDUTOR

Na busca que a pessoa está fazendo, você precisa fisgá-la de primeira com títulos e descrições (meta description) atraentes. Ambos precisam: despertar a atenção, mostrar benefícios claros e usar palavras chamativas. Mas como fazer isso? Não há uma fórmula mágica ou uma receita pronta de sucesso. A dica de Peçanha é fazer pelo menos 10 versões de cada título até que você encontre a ideal!

ENCANTADOR

Seu possível cliente encontrou o seu site, se interessou pelo título e pela descrição da página e clicou para entrar. Parabéns! Você conseguiu vencer seus concorrentes. Mas o trabalho não para por aí: agora o visitante precisa ficar e ler o conteúdo. Como fazer isso?

  • Utilize títulos internos para incrementar a informação sobre os benefícios que seu leitor obterá ao ler o post;
  • Faça uma introdução que atraia pela facilidade ao abordar o tema. Mas não enrole, lembre-se que a pessoa não lhe deve paciência e não é obrigada a ficar mais do que ela ache necessário;
  • Na introdução, desperte curiosidade, faça com que o leitor se engaje e faça uma promessa- e a cumpra no texto
  • Use a técnica de Bucket Brigades, pequenas partes de texto feiras para manter a atenção do leitor até o próximo trecho;
  • Escreva de uma maneira que o visitante escaneie o texto e saiba que ali ela encontrará o que está procurando. Afinal, se não tiver, ela nem perderá o precioso tempo dela e voltará a busca.

BOM DE BRIGA

Na busca do Google, seu site está concorrendo com uma infinidade de outros sites. Nada está garantido: se bobear, seu concorrente pode pegar o seu lugar na lista! Portanto, a dica é fazer um plano de ataque (caso seu site não seja o primeiro) ou um plano de defesa (se você não quiser perder o posto).

Peçanha recomenda fazer compartilhamentos nas redes sociais, reforçar o link building e atualizar o conteúdo com uma certa frequência, com base na pesquisa da palavra-chave e na análise do trabalho da concorrência.

Para resumir, o trabalho do profissional de SEO de baseia em:

  • Escrever;
  • Monitorar;
  • Aprender;
  • Refazer.

Pensa que tem o necessário para dominar o Google? Então é hora de colocar em prática as dicas do Peçanha!

A palestra do Vitor Peçanha foi esclarecedora para os interessados em SEO! Um conteúdo tão bom, que deu até vontade de pegar o notebook e começar a refazer vários posts. Obrigado Vitor e RD on the Road pela palestra motivadora! Clique aqui para saber ler mais sobre o palestrante.

COMPARTILHAR
WLK DIGITAL LTDA. - CNPJ 17.664.682/0001-30

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade