Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade
Mesmo se você se considere uma pessoa multitarefa e focada, está cada vez mais difícil conviver com tantas distrações e interrupções que a tecnologia tem trazido para nossa rotina. Chegam notificações no celular, e-mails no computador, a janelinha do comunicador interno da empresa piscando incessantemente – pera aí – agora o telefone está tocando. Socorro!!!
Quando penso em relaxar e tirar férias, sempre vem aquele pensamento: “Só se eu for para o meio do mato ou qualquer lugar que não tenha nem sinal de telefone nem de internet.” Mas calma, não é preciso se isolar do mundo pra conseguir um pouco mais de foco e concentração.
Neurocientistas estudiosos do assunto explicam que existem vários tipos de foco, cada um com suas próprias características e aplicações. Além disso, é possível melhorar sua capacidade de concentração com algumas práticas específicas.
Nossos cérebros precisam lidar com três níveis de atenção e foco, o interior, o logo à sua volta e o restante do mundo. A capacidade de controlar e equilibrar esta tríade é o que define sua capacidade de se concentrar.
Dificuldade em focar no seu interior pode deixá-lo à deriva, não conseguir prestar atenção aos que estão à sua volta faz de você desatento e não prestar atenção ao mundo em volta pode causar surpresas.
O foco interior envolve autoconsciência, ou seja, escutar sua voz interior. Auto-controle ou força de vontade, envolve focar nossa atenção em uma determinada tarefa e se manter assim. Essa capacidade é o que chamamos de concentração, que pode ser treinada. Quer saber como? Vamos lá:
Se concentre em não se distrair, imagine como você vai se sentir bem quando completar a tarefa que está fazendo agora.
Nossa consciência está ligada também na maneira que nos relacionamos com as pessoas à nossa volta. Isso requer o desenvolvimento da nossa empatia e entendimento sobre como as pessoas estão se sentindo.
A consciência ligada ao restante do mundo à nossa volta está envolvida com dinâmicas políticas, culturais e econômicas, entre outras. Entender o mundo é crítico para ser estratégico e inovar.
Nosso cérebro está dividido em dois sistemas, o automático e o refletivo, o primeiro é involuntário e controla nossos instintos mais básicos, como se afastar da rua quando um carro passa mais próximo, já o segundo é voluntário, controla nossa capacidade racional, deliberativa e analítica.
Nosso sistema refletivo precisa de força de vontade para conseguir completar tarefas desejadas, além disso ele consome mais energia e sofre fadiga conforme utilizamos mais de sua capacidade. Quanto mais cansado, levamos mais tempo para realizar as tarefas e estamos mais suscetíveis a cometer erros.
Equilibrar estes dois sistemas é a chave para se tornar um profissional produtivo, aumentando a duração dos períodos de concentração e potencializando nossas energias.
Barulhos, alertas, abas do navegador, enfim, tudo que pode te tirar do prumo servindo como alerta para o sistema automático e que chegue ao sistema refletivo se tornando uma distração. Quanto menos itens externos chamarem nossa atenção, mas podemos sustentar a concentração.
Alguns exercícios são conhecidos por melhorar nossa capacidade de concentração: foque em sua respiração, reconheça que seus pensamentos podem se distanciar, deixe seus pensamentos irem embora, foque novamente em sua respiração e mantenha este ritmo. Você pode repetir esta rotina sempre que se distrair.
Estudos sugerem que a meditação é capaz de aumentar sua capacidade de focar e se concentrar por períodos mais longos de tempo. Você pode começar praticando por 5 minutos por dia.
Se você puder, esconda seu telefone em outra sala, ele é uma dos principais agentes causadores de distrações. Só o fato de saber que seu telefone está próximo costuma tirar seu foco algumas vezes por dia.
Atenção, foco e concentração são como um músculo, quanto mais você praticar, mais capacitado irá ficar.
Conseguir se concentrar nas coisas certas nos momentos certos é uma habilidade imprescindível para ter sucesso na vida. A notícia boa é que podemos praticar e fortalecer esta capacidade o tempo todo.
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade