O brasileiro já é campeão mundial em tempo gasto nas redes sociais. Em tempos normais, temos a média 60% maior do que o resto do mundo. Com o isolamento social obrigatório, esse dado tende a aumentar ainda mais.
Esta é a prova de que o marketing digital está mais eficiente do que nunca.
Agora, com o avanço do Coronavírus, é preciso desenvolver as ações certas para atrair mais pessoas a conhecer o seu negócio.
Mas isso só acontece quando você vai até onde o seu público está: na internet.
Foi-se o tempo em que colar cartazes nas ruas e espalhar outdoors pela cidade era suficiente. Agora, é necessário ter uma presença online para atingir o público certo.
A presença digital está cada vez maior entre os brasileiros e todos nós precisamos acompanhar esse ritmo. Quem dormir no ponto, correrá o risco de ficar para trás.
Além disso, todos estão em casa e conectados na internet durante boa parte do dia. Com uma estratégia bem-feita, conseguimos colher bons resultados!
Mas como fazer isso?
Todos podem realizar pequenas ações de marketing digital. Separamos 7 dicas incríveis para que sua campanha seja um sucesso, mesmo em tempos de Coronavírus. Confira:
Que o brasileiro gosta de redes sociais, nós já sabemos. Por isso, vale a pena adotar este meio como ferramenta de divulgação.
Entretanto, conhecer como cada plataforma funciona é essencial. Seu público-alvo terá comportamentos diferentes em cada uma delas. Saber onde sua empresa se encaixa é necessário.
Normalmente, sorteios, eventos e depoimentos são ações comuns. Porém, é importante estar atualizado com o mundo ao seu redor.
Durante a pandemia global que enfrentamos, há maneiras para sua marca se posicionar:
Existem várias opções para divulgar sua estratégia de marketing digital. Se você estiver disposto a investir um pouco de dinheiro, pode ter grandes resultados.
De acordo com a SEMrush, os anúncios do Google Ads são exibidos em mais de 2 milhões de websites e em mais de 650 mil aplicativos.
Já o Facebook possui uma média mensal de quase 2 bilhões e meio de usuários ativos, de acordo com a Sprout Social.
Muitas pessoas acham que o LinkedIn serve só como uma rede online para mostrar o seu currículo. Mas, estudos mostram o contrário. De acordo com a Hootsuite, uma mensagem patrocinada é aberta por mais de 52% das pessoas.
Dicas extras sobre anúncios online:
Compartilhe seu conteúdo em redes sociais, e-mails e demais canais disponíveis. Esta estratégia pode ser muito útil, pois irá atingir um grande número de pessoas e aumentará a popularidade de seu site.
Uma boa estratégia é investir em incentivos como promoções ou até mesmo descontos. Vale a pena ressaltar a importância de ter um site ou blog próprio para promover a sua ação.
Outra dica importante é promover o seu conteúdo de forma criativa. Publicar vídeos e notícias que relacione com o tema da sua empresa é bem visto pelo seu público.
Com o avanço do COVID-19, é interessante realizar coberturas em tempo real nas redes sociais ou blog.
Este conteúdo poderá ajudá-lo a atrair um público maior em futuras edições, além de despertar a curiosidade das pessoas.
Uma boa estratégia de marketing digital sabe explorar o ponto forte da sua empresa. Sua mensagem precisa ter um diferencial para se destacar entre o seu público-alvo.
Por isso, se pergunte:
Na hora de fazer sua estratégia de marketing, abuse dos detalhes que despertam a curiosidade. Mas tome cuidado para não exagerar demais e acabar frustrando a expectativa da sua audiência.
Os seres humanos ainda não descobriram uma forma de prever o futuro. Por isso, por mais completa que seja a sua estratégia, o inesperado pode acontecer.
É importante que a sua campanha se adapte ao presente. Por isso, é fundamental saber onde e como se posicionar em tempos de crise.
Um exemplo de marketing durante o Coronavírus, é o da empresa Dobra.
A Dobra, uma startup do Rio Grande do Sul, revolucionou o mercado de carteiras sustentáveis no Brasil. Sabendo do momento delicado em que o mundo se encontra, eles remodelaram sua estratégia.
Agora, o site não está vendendo carteiras, e sim, disponibilizando conteúdos gratuitos. Assim, pessoas que estão em isolamento social, podem usar o tempo para aprender mais, ou até mesmo, relaxar.
Na hora de criar sua estratégia é importante mensurar seus resultados. Mas, saber que você está conversando com pessoas — e não números — é mais importante ainda.
Antes de criar uma mensagem, se coloque no lugar do seu cliente e pense: O que você gostaria de ouvir neste momento?
Quando vivemos tempos delicados, conteúdo humanizado é o que gera confiança. Tenha empatia e considere as dificuldades que seus clientes podem estar passando.
Com o Coronavírus parece que tudo ficou mais difícil. Mas, mais do que nunca, precisamos de calma e resiliência para enfrentar as situações que nos encontramos.
Por isso, o papel da sua empresa não deve ser ausente. Juntos, vamos ajudar a combater a crise em que vivemos.
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