A usabilidade e a experiência do usuário em sites são uns dos assuntos mais importantes na hora de criar um endereço para a sua marca na web. É justamente em relação a esses conceitos que boa parte das empresas erram, colocando a perder todo o investimento realizado.
Pequenos negócios costumam usar temas gratuitos em seus sites em WordPress. Alguns recorrem a temas piratas — o que coloca em risco toda a segurança do website. Para evitar que a sua empresa cometa esses erros, decidimos publicar um artigo explicando detalhes sobre essa estratégia. Vamos lá?
Muitos empreendedores acham que o site da empresa é feito para eles. Esse pensamento não poderia estar mais errado. O empresário já conhece todos os processos da empresa, sabe dos detalhes do produto ou serviço, então, a opinião mais importante é a do público-alvo.
É um pensamento semelhante ao publicitário: do que adianta você amar a propaganda se o seu cliente a detestar? No caso dos sites, uma pesquisa sobre o comportamento de consumo pode ajudar a desenvolver uma plataforma adequada às necessidades da empresa e do cliente.
Atualmente, profissionais de agências trabalham com o conceito de User Experience, também conhecido como UX Design. Isso significa que todas as decisões do projeto são tomadas com base no melhor resultado para o cliente. Parece óbvio, não é mesmo? Mas, acredite, não é.
A ideia por trás do UX Design nasceu nos Estados Unidos, nos anos 1990. O professor Donald Norman trabalhava na Apple, como vice-presidente do grupo de pesquisa em tecnologia.
Para facilitar a compreensão dos objetivos desse departamento, Norman decidiu que a interação humana guiaria os objetivos desse setor — em vez de pensar apenas nos resultados tecnológicos ou em metas puramente mercadológicas.
A usabilidade seria a meta desse departamento. Observando os produtos da Apple, fica nítido esse conceito, não é mesmo?
Existem alguns conceitos que devem ser respeitados para criar um site adequado às estratégias digitais da empresa. Em primeiro lugar, ele deve contribuir com o fortalecimento da marca. Por isso, não pode ter um tema genérico ou que imite um concorrente.
A originalidade é importante para transmitir credibilidade à empresa — algo fundamental para e-commerces, por exemplo.
Pensar em UX Design também é pensar em todo o processo de navegação que o internauta terá. Por isso, o site deve ter bom desempenho, carregando o mais rápido possível — e sem consumir todo o pacote de dados do internauta.
Algumas empresas ainda criam seus sites como se estivéssemos nos anos 2000 — período em que cores vivas e gifs reinavam na web. Hoje, os sites devem priorizar a legibilidade do conteúdo publicado.
Compare esta matéria do jornal Folha de São Paulo, de 2001, com uma versão mais recente do site da empresa. É nítido que o site hoje é mais agradável de se ler, além de ser adequado para os celulares.
Um estudo publicado neste ano pela Lett mostra que os consumidores estão insatisfeitos com a qualidade dos conteúdos publicados em plataformas de e-commerce. Em alguns casos, as fotos, artigos, descrições de produtos etc. são prejudicados por um design inadequado.
Isso significa que todo o investimento em produção de conteúdo pode ser inútil se o site não priorizar a usabilidade.
Viu só? Um site não deve apenas ser bonito. Ele precisa ser funcional e adequado à persona para qual foi criado. Portanto, desconhecer os conceitos de usabilidade e experiência do usuário em sites pode fazer com que a sua empresa invista em um produto que não trará resultados. A melhor maneira de evitar esse problema é contratando uma agência com experiência comprovada no desenvolvimento de sites.
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