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A segunda palestra do RD On The Road Curitiba 2018 foi com Letícia Bahlis, gerente de implementação de sucesso na Resultados Digitais, e teve o tema “Introdução ao Inbound Marketing”. De início, a palestrante já fez uma provocação:
Antigamente, em uma época em que não havia internet ou que ela ainda não estava popularizada, existiam poucas fontes de informação. Há quem lembre que, por exemplo, para encontrar o telefone de uma empresa (mandar um Whats? Isso nem existia!), era necessário procurá-la em uma pesada lista telefônica.
A jornada do consumidor nessa época consistia no aprendizado e na descoberta da marca pelo cliente, por meio de ações de marketing. Em seguida, todos os passos – reconhecimento do problema, consideração da solução, avaliação e, finalmente, compra – estavam a cargo da equipe de vendas.
A estratégia da empresa era, basicamente, investir em mídias como rádio, impresso e televisão; esperar que o público procurasse o produto/serviço; contar com vendedores para informar e convencer os possíveis clientes; fechar contrato e receber o pagamento. Todo esse investimento e esforço da empresa traziam resultados, mas não era possível mensurá-los devidamente.
E, então, o mundo mudou. A internet tomou conta do dia a dia das pessoas, a tecnologia avançou e atualmente a maioria delas é dependente da rede para estudar, trabalhar, se comunicar e também para tomar decisões de compra. Com isso, as empresas precisaram se adaptar e entender que, na era da democratização e da gigantesca oferta de informações, 60% da decisão de compra já foi tomada antes da primeira conversa com o vendedor.
Portanto, foi necessário rever a estratégia e começar a influenciar o público muito antes do contato dele com o setor de vendas.
Atualmente, o Inbound Marketing é utilizado para que a empresa se torne referência na web e consiga uma audiência ainda maior, por meio da criação de conteúdos úteis e interessantes, tendo em foco as dores do cliente. A partir desse processo, a aquisição de clientes se torna mais previsível, escalável e lucrativo.
O Inbound Marketing é estruturado em um funil de vendas, no qual o conteúdo é moeda de troca para a obtenção de informações sobre os clientes.
Cada uma dessas etapas contém diversas formas de abordagem e gatilhos para que o possível cliente entre na base de leads da empresa. Podem ser utilizadas técnicas de SEO, anúncios em diferentes plataformas, landing pages, newsletters, pop-ups, promoções, e-books, planilhas e muito mais. Basta saber quais deles utilizar, de acordo com o que faz mais sentido para o seu negócio.
Ao fazer esse trabalho, é importante ter em mente que nenhum lead é igual ao outro e cada um vai ter um comportamento diante do que for apresentado. Ou seja, o gatilho que funciona para um não será o mesmo que funcionará para outro; por isso, é necessário observar o consumidor e reagir conforme a situação.
O ciclo de vendas da empresa que utiliza o Inbound Marketing é reduzido e os resultados aparecem com maior rapidez.
A palestra da Letícia Bahlis nos fez pensar em como tudo era antes de toda essa tecnologia que hoje temos à nossa disposição, e deu dicas super legais para a captação de clientes através do Inbound Marketing. Obrigado Letícia e RD on the Road pelas dicas!
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