Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade
Assim como no futebol, nos negócios é também é preciso que o time esteja unido e em prol de um mesmo objetivo para atingir os melhores resultados. Os benefícios da integração entre marketing e comercial são sentidos por toda a empresa e também pelos clientes, por isso é importante que todos “falem a mesma língua”.
Para conquistar as vitórias e vender mais, uma empresa precise que todos os departamentos estejam envolvidos na mesma causa, mesmo que cada setor tenha as próprias atividades e tempo para concluir cada uma delas.
Na sequência do texto eu vou falar sobre os benefícios da integração entre marketing e comercial, mas agora vou começar apontando o que acontece se você não fizer isso.
O desalinhamento entre setores é maléfico para qualquer empresa, mas quando isso acontece entre o time que divulga a companhia e aquele que vende é ainda pior. Estes dois departamentos são cruciais para a estratégia de uma companhia e afetam ela por completo.
Quando falamos em desalinhamento não estamos nos referindo aos atritos, pois estes são péssimos em qualquer circunstância. Estamos falando de ideias que não correspondem, objetivos diferentes e até prioridades e necessidades opostas.
Essa situação não prejudica apenas a empresa, pois afeta também o cliente. Imagine a reação ao receber uma mensagem do marketing e outra completamente diferente dos vendedores. Isso não é nada legal, não é mesmo?
Isso é tão importante que nós separamos os 5 principais benefícios da integração entre marketing e comercial que a sua empresa vai ter. Confira e veja como turbinar os resultados do seu negócio com essa medida.
O marketing atraiu e o comercial vendeu. Parece simples, e na verdade é, se tudo for bem feito. Para isso, é necessário que você conheça bem seus clientes e possa oferecer a melhor solução para o problema dele.
Dentro do inbound marketing isso significa que um lead foi aquecido e se tornou um cliente de verdade. Este avanço de um contato dentro do funil de vendas só é possível quando o marketing consegue oferecer bons conteúdos para a pessoa, que por sua vez, é bem atendida e tem seu problema enfim resolvido pelo time comercial.
Quanto melhor for a relação entre marketing e comercial, melhor isso será feito e mais você conhecerá o seu cliente. Esse processo é desenvolvido e aprimorado com o tempo, com a colheita de informações e compartilhamento delas entre os profissionais da empresa.
Um dos benefícios da integração entre marketing e comercial é a melhora na identificação de leads quentes. Um lead é um cliente em potencial que está passando pelo funil de vendas, mas para que ele chegue até a decisão de compra é preciso que a campanha de marketing ofereça os melhores conteúdos para cada etapa.
Quando o time comercial ajuda nesta tarefa isso fica bem mais fácil. Usando a expertise de vendas é mais simples de identificar os consumidores que estão interessados em comprar e já estão prontos para serem contactados pela equipe de vendedores.
Para fazer isso é interessante usar um CRM, uma das ferramentas mais populares entre os departamentos comerciais das empresas. CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Manager, e representa um conjunto de estratégias e informações sobre os clientes de uma empresa.
Usando um software de CRM é possível nutrir uma base rica de leads e trocar informações entre os departamentos de marketing e comercial. Isso resulta em mais agilidade e melhores campanhas para transformar os contatos e clientes.
Lembra quando eu falei que o cliente fica mal impressionado quando encontra dois discursos diferentes dentro da mesma empresa? Pois saiba que quando todos estão alinhados o seu consumidor também percebe.
Esse pensamento único e alinhado faz com que a empresa caminhe na mesma direção e evita que haja confusões e desencontro de informações. Além disso, a unidade entre todos os departamentos otimiza os resultados da empresa e melhora a organização da companhia como um todo.
Seu cliente nota e os colaboradores também percebem. Equipes alinhadas possuem profissionais mais engajados e que são mais produtivos. Uma coisa boa puxa a outra e assim a empresa cresce.
Perder um lead é chato, mas infelizmente faz parte da vida de toda empresa. A diferença aqui trata-se da quantidade de contatos perdidos.
Quando o departamento de marketing e comercial estão alinhados o número de contatos que viram clientes de verdade é muito maior do que quando os times não convergem. Isso representa uma melhora nos resultados dos dois setores e da companhia como um todo.
Chegamos no objetivo de tudo isso: vender mais. Toda a estratégia de inbound marketing, funil de vendas e nutrição da base de leads tem como objetivo aumentar as oportunidades de negócios para a equipe comercial.
Com um trabalho bem feito isso ocorre com maior frequência e a empresa passa a vender mais. Um dos principais fatores é a qualidade das informações disponíveis no CRM, pois este passa a ser alimentados pelas duas equipes e torna-se muito mais rico e útil para ambos.
O melhor disso tudo é que estes clientes têm tudo para se tornarem recorrentes, pois com todo o trabalho feito previamente você já possui informações suficientes sobre ele e pode oferecer soluções ainda melhores no futuro.
São vários os benefícios da integração entre marketing e comercial, e eles podem mudar radicalmente os rumos de uma empresa. Ao desenvolver este trabalho, você passa a melhorar as suas vendas e tem campanhas de marketing mais certeiras e com um índice de sucesso gigante.
Depois de hoje eu tenho certeza que você vai reavaliar seus departamentos para deixar tudo em ordem e alinhado, para crescer e conquistar novas vendas todos os dias.
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade