Na hora de utilizar imagens para o seu site, você pode acabar se perguntando qual o melhor formato que você pode salvá-las: JPEG, GIF ou PNG?
Uma questão importante a considerar é que ao trabalhar com páginas online é preferível que suas imagens tenham menor tamanho para não afetar no tempo de carregamento das páginas. Todos sabem que o internauta não tem paciência, ainda mais quando o próximo site está apenas a um “click” de distância.
Porém, ao mesmo tempo que você deve se preocupar com o tamanho das suas imagens você não pode esquecer de comprometer a qualidade delas. Então como encontrar um equilíbrio?
Siga as dicas abaixo de acordo com o que você precisa para a sua página e a partir daí só sucesso:
É o formato padrão mais utilizado nas câmeras digitais, por isso muito utilizado em fotografias. O formato JPEG não pode ter fundos transparentes e não é aconselhável para logos e textos, pois não é bom em preservar as cores exatas. Salve suas imagens em JPEG quando o tamanho do arquivo for mais importante que a qualidade da imagem.
Aconselhável para imagens que precisam ter linhas bem definidas e cores sólidas, como textos, ícones pequenos, desenhos animados simples e logos. O formato GIF pode ter fundos transparentes e é muito utilizado para salvar animações.
Salve suas imagens em PNG quando precisar de fundos transparentes. As imagens salvas em PNG, comparadas aos formatos JPEG e GIF, possuem maior tamanho. O formato PNG é aconselhável para ícones, logos, textos e imagens com efeitos de “fading”. Caso o tamanho da imagem não seja um problema, salve em PNG as imagens complexas como fotografias.
Utilizamos cookies para otimizar sua experiência de navegação. Leia nossa Política de Privacidade.